domingo, 28 de setembro de 2008


O RESPEITO NA TERCEIRA IDADE


Andamos numa atualidade muito rápida, dinâmica, apressada, sempre corremos para estudar, trabalhar e com isso aumentam os estresses. Surgem à falta de paciência, os insultos, principalmente no trânsito onde a tolerância é zero.


Devido a isso na maioria das vezes os nossos idosos acabam sendo vítimas das intolerâncias, da falta de paciência. São filhos colocando os pais nos asilos, abandonando para sempre aqueles que uma vida inteira, por mais severos que possam ter sido, os defendeu. Foi o idoso que amou seu filho, esteve ao lado na dor de cabeça, na dor de barriga, na hora do sofrimento, da alegria, que o defendeu mesmo estando errado, o apresentou ao mundo, o ensinou a caminhar e a ser o que ele é hoje.


O respeito à terceira idade praticamente virou algo raro na nossa sociedade e a pergunta que fica é: será que foi descartado o que os idosos viveram na vida, nada é aproveitado?


Se as pessoas escutassem mais a experiência dos idosos, se aconselhassem mais, com certeza o mundo poderia ser mais ameno e mais humano. Pois quem já viveu uma vida inteira, já presenciou diversas experiências na vida e sabe os desafios que os mais jovens possam vir a passar.


No final do ano passado estive em um asilo juntamente com amigos entregando doações para o natal. Claro que uma vez ao ano para muitos não vale nada esta data, mas o natal é um momento mágico, onde nos reunimos com nossas famílias, celebramos o nascimento de Cristo. Infelizmente nos últimos tempos o verdadeiro espírito natalino ficou em último plano, mas o natal continua tendo a sua magia.


Enfim, no final do ano passado uma senhora muito simpática chegou perto do Papai Noel presente e pediu: “Papai Noel o maior presente que eu possa ganhar é minha família vim me ver”.


Isto para quem tem um pouco de humanidade no coração serve como reflexão. Por isso olhe para o idoso que há na sua casa e de carinho e amor a ele, por mais que ele possa parecer que não é mais útil, mas esse velhinho quando partir desse mundo fará muita falta. Aproveite ele do seu lado e escute seus conselhos para ser um cidadão de bem.


Pois a solidão é a pior das torturas.


Respeitem os idosos!


Marcelo França dos Passos

Presidente PSDB Jovem BH







Nenhum comentário: