Professor e político brasileiro, eleito presidente da República em 1994. Formado pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, iniciou-se na carreira acadêmica como professor de História Econômica na USP, especializando-se na questão do desenvolvimento capitalista nas sociedades dependentes, Foi compulsoriamente aposentado pelo regime militar de 1964, exilando-se na Argentina, Chile e França. Entre 1964 e 1967, foi diretor do Instituto Latino- Americano de Planificação Econômica e Social, sediado no Chile.
Em 1980, já de volta ao Brasil, foi diretor do CEBRAP e participou da fundação do PMDB, assumindo em 1982 a vaga deixada por Franco Montoro no Senado. Foi eleito senador em 1986 e líder do PSDB, do qual também participou da fundação, no Senado.
Nomeado ministro da Fazenda do governo de Itamar Franco, foi o principal articulador do Plano Real, responsável pelo fim da inflação no Brasil, o que lhe garantiu a eleição em 1994.
Fernando Henrique é autor de Desenvolvimento e Dependência na América Latina (com Enzo Faletto, 1970), Autoritarismo e Democratização (1975), As Idéias e Seu Lugar: Ensaios Sobre as Teorias do Desenvolvimento (1980) e Economia e Movimentos Sociais na América Latina (1985).
Nenhum comentário:
Postar um comentário