domingo, 28 de setembro de 2008


O RESPEITO NA TERCEIRA IDADE


Andamos numa atualidade muito rápida, dinâmica, apressada, sempre corremos para estudar, trabalhar e com isso aumentam os estresses. Surgem à falta de paciência, os insultos, principalmente no trânsito onde a tolerância é zero.


Devido a isso na maioria das vezes os nossos idosos acabam sendo vítimas das intolerâncias, da falta de paciência. São filhos colocando os pais nos asilos, abandonando para sempre aqueles que uma vida inteira, por mais severos que possam ter sido, os defendeu. Foi o idoso que amou seu filho, esteve ao lado na dor de cabeça, na dor de barriga, na hora do sofrimento, da alegria, que o defendeu mesmo estando errado, o apresentou ao mundo, o ensinou a caminhar e a ser o que ele é hoje.


O respeito à terceira idade praticamente virou algo raro na nossa sociedade e a pergunta que fica é: será que foi descartado o que os idosos viveram na vida, nada é aproveitado?


Se as pessoas escutassem mais a experiência dos idosos, se aconselhassem mais, com certeza o mundo poderia ser mais ameno e mais humano. Pois quem já viveu uma vida inteira, já presenciou diversas experiências na vida e sabe os desafios que os mais jovens possam vir a passar.


No final do ano passado estive em um asilo juntamente com amigos entregando doações para o natal. Claro que uma vez ao ano para muitos não vale nada esta data, mas o natal é um momento mágico, onde nos reunimos com nossas famílias, celebramos o nascimento de Cristo. Infelizmente nos últimos tempos o verdadeiro espírito natalino ficou em último plano, mas o natal continua tendo a sua magia.


Enfim, no final do ano passado uma senhora muito simpática chegou perto do Papai Noel presente e pediu: “Papai Noel o maior presente que eu possa ganhar é minha família vim me ver”.


Isto para quem tem um pouco de humanidade no coração serve como reflexão. Por isso olhe para o idoso que há na sua casa e de carinho e amor a ele, por mais que ele possa parecer que não é mais útil, mas esse velhinho quando partir desse mundo fará muita falta. Aproveite ele do seu lado e escute seus conselhos para ser um cidadão de bem.


Pois a solidão é a pior das torturas.


Respeitem os idosos!


Marcelo França dos Passos

Presidente PSDB Jovem BH







quinta-feira, 18 de setembro de 2008

PSDB JOVEM APOSTA NA CANDIDATURA JOVEM DE REINALDINHO A CÂMARA DE VEREADORES DE BELO HORIZONTE


Entra eleição, sai eleição e sempre acompanhamos a mesma rotina dos candidatos em busca de um voto, fazem promessas muitas vezes impossíveis para o cargo a que concorre. Por isso é muito importante estar atento naquele representante que vamos votar. Há muitos candidatos “folclóricos” que se perguntados qual a função do cargo a que esta pleiteando muitos não saberão responder ou falarão besteiras.


O PSDB Jovem de Belo Horizonte quer uma cidade administrada e representada por pessoas realmente sérias, que possam receber a responsabilidade de um cargo público e honrar os votos que os levaram até o poder. E por isso lança REINALDINHO candidato a vereador por Belo Horizonte.


Reinaldinho é de origem humilde, criado com dificuldade, mas com muito carinho e respeito por seus pais. Hoje Professor de Matemática formado, teve sua vida pública iniciada como líder comunitário, em busca da valorização e respeito ao mais necessitado. Reinaldinho foi assessor e tem um forte laço com Governador Aécio Neves, um parceiro muito importante.


Mas esse reconhecimento não veio por acaso e sim fruto de muito trabalho, muito suor, convivendo ativamente com os problemas da sua região.


Reinaldinho é presidente estadual do PSDB Jovem de Minas Gerais e ao longo desses anos vem se destacando pela sua liderança e trabalho. E todo esse trabalho o credencia a concorrer a uma vaga a Câmara de Vereadores de Belo Horizonte e conquistar cada voto. É isso que o PSDB Jovem de Belo Horizonte quer, pessoas cada dia mais comprometidas com a população em primeiro lugar.


MARCELO FRANÇA DOS PASSOS

Presidente municipal PSDB Jovem de

Belo Horizonte



Nota


PORQUE O PSDB APOIA A CANDIDATURA DE MÁRCIO LACERDA?


Tradicionalmente estamos acostumados em épocas de eleição sempre assistir as mesmas coisas, são adversários se atacando mutuamente, ofensas e propostas de melhoria para a cidade, Estado e país ficam a desejar. Por isto nessas eleições municipais o nosso governador Aécio Neves (PSDB/MG) e o prefeito Fernando Pimentel (PT/MG) resolveram inovar, mudar o que sempre acompanhamos em campanhas políticas. Os governantes resolveram unir partidos rivais juntos em prol da população em primeiro lugar e de uma cidade moderna.


Temos que saber, mesmo que seja difícil para a oposição e críticos reconhecerem, que a parceria e a boa convivência política entre o governo estadual e municipal trouxeram melhorias para nossa capital. Há muito tempo não se via obras em todos os cantos de Belo Horizonte, obras que trará mais conforto para a população.

Claro que a cidade tem problemas que ainda precisam ser resolvidos com atenção, por isso a união Aécio Neves e Fernando Pimentel em eleger Márcio Lacerda (PSB/MG) prefeito de Belo Horizonte tem como objetivo dar continuidade a política de melhorias e melhorar os problemas para nossa cidade.


Surge daí a coligação do PSDB juntamente com uma ampla aliança com 14 partidos políticos, uma união pela população e a certeza de uma cidade melhor e a continuidade de uma excelente administração.


E quem não tem proposta para Belo Horizonte, usa o ataque como forma de minimizar a incompetência.


Marcelo França dos Passos

Presidente JPSDB BH



domingo, 14 de setembro de 2008

Artigos


Fonte: Agência Minas


Aécio e presidente do BID visitam usinas no Triângulo


O governador Aécio Neves e o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luis Alberto Moreno, fizeram neste sábado (13), no Triângulo Mineiro, um sobrevôo nas áreas onde estão sendo implantadas duas das três usinas de açúcar e álcool etanol instaladas no Brasil com recursos do BID. As três novas fábricas são da Companhia Nacional de Açúcar e Álcool (CNAA), joint venture constituída pela Santelisa Vale, fundos de investimento privados norte-americanos e a Global Foods, uma empresa holdingregistrada nas Antilhas Holandesas, e serão implantadas nos municípios de Ituiutaba e Campina Verde, em Minas, e Itumbiara, em Goiás.



Aécio Neves e Luis Alberto Moreno visitaram as instalações da Ituiutaba Bioenergia, uma das usinas que estão sendo beneficiadas com os recursos do BID, onde foram homenageados pela empresa com uma placa comemorativa da visita. “Fico muito feliz de ver a grandiosidade desse projeto, uma planta que é referência do ponto de vista ambiental e também de tecnologia de ponta. Minas está conseguindo fazer o mapeamento de toda essa região para que não haja excessos que possam amanhã trazer desconforto do ponto de vista social na região. Esse projeto da CNAA tem o nosso integral apoio e obviamente tem, para a nossa alegria, essa parceria importantíssima com o BID”, disse Aécio Neves, em entrevista.



O financiamento de US$ 269 milhões que o BID autorizou para os projetos da Santelisa Vale é parte de um programa abrangente do BID para apoiar o desenvolvimento de fontes de energia renovável e de eficiência energética na América Latina e no Caribe.“Neste projeto aqui de Ituiutaba, fizemos financiamento de 15 anos, sendo que normalmente esse tipo de projeto não tem prazo maior do que três ou quatro anos. Isso é importante, porque se tem término muito mais longo, passa a ser projeto de primeira categoria”, afirmou o presidente do BID.



Centro de inteligência



O presidente do BID disse que a instituição pretende trabalhar em parceria com o Governo de Minas, no incentivo ao estudo e pesquisa no setor de etanol. “Quando conversamos em Washington, Aécio me disse que queria construir em Minas um centro que seja referência mundial de desenvolvimento sustentável de biocombustíveis. Agora vamos estudar, junto com o Banco de Desenvolvimento de Minas, projetos de incentivo a pesquisas que avancem nessa direção”, disse Moreno.



O presidente do BID ressaltou que o financiamento aos projetos de usinas de açúcar e álcool é um marco na história dos financiamentos para esse setor, que têm se apoiado tradicionalmente em empréstimos comerciais de curto a médio prazos, tendo como garantia os recebíveis de exportações. Além do crédito direto, o BID vai ajudar a obter mais US$ 379 milhões com bancos comerciais em um empréstimo consorciado liderado pelo BNP Paribas.



“Queremos trazer para Minas a inteligência mundial do setor. Essa é a fronteira nova a ser desbravada. A próxima etapa do entendimento com o BID é a parceria com o BDMG. Além dos investimentos nas parcerias com o setor privado, vamos trazer novas tecnologias para que as pessoas de qualquer parte do mundo, quando falarem de etanol, se lembrem que existe um estado chamado Minas Gerais, no coração do Brasil, que tem a tecnologia mais avançada para o setor”, disse Aécio Neves.



As novas usinas



As novas usinas do Grupo Santelisa Vale vão gerar cerca de 4,5 mil empregos permanentes de alta qualidade. Elas produzirão até 420 milhões de litros de etanol por ano para o mercado doméstico e gerarão sua própria eletricidade por meio da queima do bagaço (resíduo industrial). A tecnologia de co-geração de energia, que será utilizada, permitirá às usinas produzir eletricidade excedente suficiente para abastecer 400 mil residências brasileiras de médio porte.



As usinas terão, cada uma delas, capacidade de moagem de cana-de-açúcar de 2,7 milhões de toneladas por ano e uma usina de co-geração de 56 megawatts que fornecerá eletricidade para a usina de açúcar e etanol e venderá o excedente para a rede de eletricidade brasileira. As unidades de Itumbiara e Ituiutaba devem entrar em operação neste semestre. Já a usina de Campina Verde deve começar a operar em 2009.

Desenvolvimento do setor



Os investimentos anunciados para o setor sucroalcooleiro, em Minas, já ultrapassaram a cifra de R$ 10 bilhões na construção ou ampliação de 44 usinas de álcool e açúcar. Com a maturação de todos os projetos, a expectativa é de que sejam criados 59.500 mil empregos no setor, em Minas. Dos projetos já anunciados ou em implantação, o último será implantado em 2016 e a maioria entre 2013/14.



Quando em pleno funcionamento, a capacidade instalada de moagem da indústria sucroalcooleira mineira deverá passar das atuais 43 milhões de toneladas para cerca de 100 milhões de toneladas. Com os novos investimentos, a produção estimada é de 5,4 bilhões de litros de álcool e 6,5 milhões de toneladas de açúcar.



Uma comissão especial integrada por órgãos e secretarias de Estado e representantes do setor empresarial e dos trabalhadores está concluindo uma proposta para a questão da proibição da queima da cana e conseqüente mecanização da colheita, com aproveitamento total dos resíduos da cana de açúcar.



Ranking

Minas Gerais é o terceiro produtor de cana e álcool, atrás de São Paulo e Paraná, e de açúcar, atrás de São Paulo e Alagoas. O Triângulo Mineiro concentra hoje 68% da produção de cana-de-açúcar, 79% da de açúcar e 61% do álcool produzido no Estado. Dados do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Minas Gerais (Siamig/Sindaçúcar – MG) indicam que nos últimos seis anos a cultura da cana-de-açúcar registrou expressivo crescimento no Estado.



O setor saiu de uma moagem de 15,5 milhões de toneladas de cana em 2002/03 para 29 milhões de toneladas (2006/07). A produção mineira era de 1,09 milhão tonelada de açúcar e de 635,8 milhões de litros de álcool. No final da safra de 2006, a produção de açúcar situou-se em 1,9 milhão de toneladas e 1,3 bilhão de litros de álcool. O setor passou de quarto para terceiro lugar no ranking de produção nacional.



Para a atual safra (2008/09), a previsão é de uma colheita de 43 milhões de toneladas, alta de 177% no período de seis anos. A produção de açúcar saltará para 2,6 milhões de toneladas, crescimento de 138%, levando-se em conta 2002/03, e as projeções para o álcool são de 2 bilhões de litros, aumento de 214% na comparação com 2002/03. Isso fará com que o Estado suba mais um degrau no ranking de produção, ocupando a segunda colocação nacional somente atrás de São Paulo.


____________________________________________________________

Saúde


Mineiros terão mais prazo para vacinar contra rubéola

As pessoas que ainda não se vacinaram contra a rubéola terão mais três semanas para se imunizar. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgou, nesta sexta-feira (12), a prorrogação do prazo da campanha, que agora vai até o dia 3 de outubro. Com isso, Minas Gerais, que até o início da manhã desta sexta tinha alcançado 80,19% de cobertura, pretende atingir a meta que é 95%.


“Podemos dizer que tivemos êxito, já que Minas é um Estado de grande extensão, com uma população numerosa. Mas pretendemos chegar aos 95% e, por isso, o principal desafio agora é conseguir mobilizar a população masculina, com idade entre 20 e 39 anos, que é a faixa que estamos com maior dificuldade de atingir”, ressaltou o secretário de Estado de Saúde em exercício, Antônio Jorge de Souza Marques.

Em todo o Estado, foram vacinadas 7.462.103 pessoas. Desse total, 75,72% são homens, e 84,63% são mulheres. Já a faixa etária com o melhor resultado é a que abrange a população com idade entre 12 e 19 anos, que tem 93,89% de cobertura. Os habitantes que têm entre 20 e 39 anos representam 84,31% do total de vacinados.

A média nacional de vacinados é 74,03%. Na região Sudeste, o balanço desta sexta mostrava o Rio de Janeiro com 67,41% de cobertura, São Paulo com 74,81% e o Espírito Santo com 81,44%. Os resultados apontam, ainda, média na faixa dos 64% para alguns Estados do Norte, como o Amazonas e o Amapá.


“Em Minas, verificamos que os municípios com maior dificuldade de atingir a meta são aqueles de maior porte, como Belo Horizonte, Juiz de Fora, Betim, Uberlândia, Montes Claros, entre outros. Já as cidades menores têm cobertura mais alta, sendo que 235 já chegaram aos 95%”, afirmou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Felipe Caram.

Reforço nas ações

Para atingir a meta em todo o Estado, Minas está adotando novas ações nas próximas três semanas. Uma delas será a vacinação em canteiros de obras, com o intuito de atingir principalmente a população masculina.


“Haverá vacinação nas obras da Linha Verde, dos presídios de São Joaquim de Bicas e de Ponte Nova, além do Centro Administrativo. Nesses locais, trabalham cerca de 3.500 operários. E o mais importante: vamos atingir o público que, até agora, está com a cobertura mais baixa, que são os homens com idade entre 20 e 39 anos”, explicou Antônio Jorge.


A Secretaria de Estado de Saúde também contará com o apoio de artistas na divulgação da campanha. Neste final de semana, por exemplo, durante o “Tudo é Jazz”, evento realizado em Ouro Preto, os cantores Milton Nascimento, Marina Machado, Maurício Tizumba e Rogério Flausino vão lembrar a platéia sobre a importância de se vacinar.


Os atletas também estão na campanha. No jogo Atlético x Ipatinga, que acontece no próximo sábado, em Ipatinga, os jogadores entrarão em campo com camisas incentivando a vacinação. Já no domingo, no Mineirão, as equipes do Cruzeiro e Palmeiras levarão faixas apoiando a campanha.


A doença

A rubéola é uma doença aguda, causada por vírus muito contagioso e transmitida com facilidade. A pessoa doente pode apresentar manchas avermelhadas na pele, começando no pescoço, que depois se alastram para o tronco, pernas e braços. Apesar de ser considerada benigna, a infecção pelo vírus em mulheres grávidas pode causar a Síndrome de Rubéola Congênita, que causa má formação do bebê.


“Mas é importante destacar que a doença também pode ser assintomática e, com isso, o indivíduo pode disseminar a rubéola, sem saber que contraiu a enfermidade”, lembrou o subsecretário.


A rubéola é transmitida através da inalação de gotículas de secreção nasal de pessoas contaminadas, que contêm o vírus. Também pode se dar via transplacentária, no caso do feto, a partir da mãe. Crianças nascidas com rubéola, por contágio da mãe grávida (rubéola congênita), podem permanecer fonte de contágio por muitos meses. Após a contaminação, levam-se em média 18 dias até haver o primeiro sintoma (período de incubação).


Não há tratamento específico antiviral. A vacina é a única forma de prevenção contra a doença. Somente as gestantes não podem ser vacinadas, e as mulheres imunizadas devem evitar a gestação até o mês seguinte à vacinação.

____________________________________________________________

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Especialista Alerta Sobre Má Alimentação

Flávia França


Segundo pesquisadores um terço dos casos de câncer no Brasil é causado pela alimentação inadequada. No país, o feijão e o arroz compõem o prato básico predileto da maioria da população, um erro que deve ser corrigido. As pessoas precisam comer verduras, legumes, cereais, bem como ovos, leite e derivados. Foi confirmado por médicos que pessoas que comem regularmente carne vermelha podem ter sérios problema de saúde.


De acordo com o nutricionista Charles Anacleto as pessoas devem fazer uma dieta variada. Ingerir diariamente frutas, verduras e legumes, além de leguminosas. Para Charles, possíveis deficiências são supridas com alimentos que contenham alto teor nutritivo e protético como nozes, castanhas e sementes.

O nutricionista alerta “a carne vermelha pode provocar sérias doenças como problemas cardiovasculares, obesidade e alteração no colesterol”.


Charles Anacleto ressalta que os ingredientes essenciais para uma pessoa viver bem é ter uma alimentação saudável e rotina de exercícios físicos. Ele afirma que os vegetais, ao contrário das carnes, evitam riscos como cansaço mental, degeneração ocular e câncer.









terça-feira, 9 de setembro de 2008


Artigos

Fonte: Agência Minas


Minas Ganha R$ 280 Milhões em Obras de Infra-Estrutura


O governador Aécio Neves anunciou, nesta terça-feira (9), no Palácio da Liberdade, a liberação de R$ 280 milhões para realização e conclusão de obras de infra-estrutura em cerca de 200 municípios de todas as regiões do Estado. Serão obras de pavimentação e manutenção de estradas, recuperação e ampliação de aeroportos, elaboração de projetos de engenharia, além da construção de quadras esportivas e acessos a penitenciárias e intervenções complementares da Linha Verde. Os recursos serão aplicados até julho do próximo ano e as obras serão realizadas até 2010.



Durante a solenidade, Aécio Neves ressaltou que Minas é, hoje, o maior canteiro de obras do país. Os recursos liberados nesta terça-feira para esse conjunto de obras se somam aos R$ 5 bilhões já investidos pelo Governo de Minas, de 2003 a 2007, por meio da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop).

“Minas é o maior canteiro de obras do Brasil. Até o início do ano que vem, todas essas obras estarão em execução. Estamos hoje vencendo mais uma etapa. Estamos anunciando novos investimentos que vão além da proposta orçamentária inicialmente aprovada, justamente porque o Estado se colocou em condições de fazer esses investimentos. Essas obras permitem a interligação de várias regiões do Estado, portanto, com um efeito sócio-econômico da maior importância”, afirmou.



Ligação entre Municípios


Aécio Neves ressaltou que o investimento de R$ 97 milhões em pavimentação de rodovias permitirá a ligação de cidades com interdependência econômica. Segundo ele, as obras complementarão as ações do programa de pavimentação de acessos rodoviários, Proacesso, que já recebeu recursos de R$ 932 milhões para iniciar a pavimentação de 225 trechos de rodovias, sendo que 216 já estão concluídos, em andamento ou em processo de licitação.

"Estamos complementando o esforço já feito anteriormente de ligar todas as cidades de Minas que não tinham ligação asfáltica. Agora, estamos tratando do que chamamos de links interligantes. São regiões distintas umas das outras, mas que têm relação econômica entre elas. Não se trata mais de asfaltar acesso a cidades, mas interligar regiões, garantindo o escoamento melhor da produção, enfim, uma segurança também para as pessoas que trafegam nessas regiões”, disse.


Para conservação das rodovias mineiras, serão destinados R$ 25 milhões. Entre os serviços a serem realizados estão: recuperação de aterros e bueiros, estabilização de taludes, obras de contenção e melhorias das sinalizações horizontal e vertical. Os trabalhos serão realizados em 24.463 km, sendo 16.018 de estradas pavimentadas e 8.445 não pavimentadas.



Aeroportos

Os investimentos também contemplam obras em 11 aeroportos mineiros. Foram liberados R$ 50 milhões para obras de reforma, ampliação, balizamento noturno e melhorias em Governador Valadares, Ubá, Guaxupé, Passos, Viçosa, Curvelo, Cláudio, Divinópolis, Capelinha, Piumhí e Ouro Fino.

“O aeroporto acaba sendo um instrumento também importantíssimo de desenvolvimento econômico do Estado e estamos autorizando a liberação de R$ 50 milhões antecipando um cronograma estabelecido para 2010 para que sejam iniciadas ainda em 2008”, afirmou.

Aécio Neves também destacou a importância da liberação de recursos de R$ 16 milhões para os projetos de engenharia de obras que serão lançadas no próximo ano. Segundo ele, a garantia de bons projetos significará mais economia e qualidade nas obras públicas.

“Estamos investindo em projeto de engenharia para evitar uma má tradição que tínhamos quando íamos realizar uma grande obra e o projeto era de má qualidade ou inexistiam. Estamos antecipando e planejando esses projetos para que no ano que vem todas as obras possam ser licitadas e iniciadas. Um projeto bem feito é uma maneira de economizar e não licitar algo que amanhã vai ter um preço diferente daquele anteriormente estabelecido”, afirmou.



Quadras Poliesportivas e Acesso a Penitenciárias

Para construção de 70 quadras poliesportivas em escolas da rede estadual de ensino serão investidos R$ 18 milhões. O Governo de Minas também aplicará R$ 15 milhões para melhorar o acesso viário das penitenciárias de Alfenas, Araguari, Araxá, Caratinga, Itabira, Pará de Minas, Patrocínio, Ponte Nova, São João de Bicas, Sete Lagoas, Teófilo Otoni e Unaí.


Ainda serão destinados R$ 17 milhões, sendo R$ 6,9 milhões para aquisição de 300 conjuntos de vigas, utilizadas para construção de pontes, R$ 4,6 milhões para compra de quatro mil bueiros metálicos e R$ 5,5 milhões para aquisição de 4 mil mata-burros.

Linha Verde


A Linha Verde, via de trânsito rápido que está sendo implantada para ligar o Centro de Belo Horizonte ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves – BHZ, também receberá recurso suplementar para conclusão de obras. Serão investidos R$ 20 milhões na MG-010 para implantação de painéis eletrônicos, micronivelamento da superfície do pavimento rígido, além de melhoria na sinalização e complementação de dispositivos de segurança. A conclusão da Linha Verde está prevista para dezembro.

Segundo Aécio Neves, os recursos anunciados serão utilizados para garantir a segurança dos usuários da Linha Verde, que deverá receber um grande volume de tráfego após a inauguração do Centro Administrativo.

_____________________________________________________________________


Economia

Indústria Mineira Lidera Resultados, diz Pesquisa do IBGE

O nível de emprego na indústria mineira registrou a maior taxa de crescimento do país, em julho deste ano, em comparação com o mesmo mês do ano passado. Os números do Estado aparecem em primeiro lugar nos três itens da pesquisa divulgada, na manhã desta terça-feira (9), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Os empresários do setor industrial têm investido muito na expansão de sua produção, o que acaba se refletindo na melhoria dos índices relativos ao emprego. Como estamos vivendo um momento aquecido da economia, a tendência é que mais aportes sejam feitos e, com isso, as fábricas contratem e paguem mais”, comentou o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Raphael Guimarães Andrade.

O secretário afirmou que está chegando a hora de Minas começar a pensar em um projeto de longo prazo, que lhe permita disputar com São Paulo a hegemonia, de forma sustentada, em diversos segmentos produtivos, diante dos bons números que vêm ostentando ultimamente.

A expansão das indústrias instaladas em Minas em relação ao pessoal ocupado assalariado foi de 6,56%, contra crescimento médio na indústria brasileira de 2,82%. Os segmentos que mais contribuíram para o resultado mineiro foram, segundo o IBGE, o de alimentos e bebidas (12,3%) e o de meios de transporte (13,4%).

Em relação ao número de horas pagas, Minas também supera com folga o valor médio do país, impulsionada também pelos setores de alimentos e bebidas (crescimento de 9,3%) e de transportes (20,1%). O Estado chegou a crescer 6,98% em contraposição ao 2,74% da indústria nacional.

O segmento de meios de transporte (20,2%) também fez a diferença no quesito folha de pagamento real no Estado. Dessa vez, no entanto, teve o apoio do setor de minerais não-metálicos (21,1%). Na soma geral, Minas registrou crescimento de 11,38% enquanto a média brasileira foi de 6,87%.



Acumulado do Ano


A indústria de Minas também lidera em todas as categorias quando a comparação é o acumulado do ano. No item “Pessoal Ocupado Assalariado”, Minas registra avanço de 4,16%, dividindo a liderança com São Paulo. A média nacional é de 2,8%.

Em número de horas pagas, o crescimento foi de 4,67%, contra 2,7% da média brasileira. No item “Folha de Pagamento Real”, Minas atingiu crescimento de 8,59% e o Brasil, de 6,57%.

“A indústria mineira merece estar nessa posição de destaque. Acompanhamos de pe

rto o setor e sabemos da importância que exerce sobre a economia e o bem-estar social do Estado. Esperamos poder fazer crescer ainda mais a parceria que o Governo de Minas tem com o setor produtivo”, avaliou o secretário Raphael Andrade.

______________________________________________________________________________________

Administração Pública


Escola Estadual é Exemplo de Parceria em Saúde e Educação


Respeito, tolerância e alegria são as principais conquistas do jovem Cláudio Aguiar Dutra, 16 anos, da oitava série da Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição, no município de Rio Casca, Zona da Mata mineira. Desde março deste ano, o estudante e mais 39 alunos pa

rticipam do programa Aluno de Tempo Integral. Em Rio Casca, o programa da Secretaria de Estado da Educação tem o apoio do hospital da cidade.

Todos os dias, após o horário normal das aulas, a equipe de humanização do Hospital Nossa Senhora da Conceição realiza atividades extracurriculares com os estudantes. Alunos e pais participam de palestras sobre diversos temas, como higiene bucal, dengue e meio ambiente, além de cursos de liderança, informática, atividades artísticas e culturais, exposições, apresentações, reforço escolar, educação física, jogos e cine-pipoca.

Depois que se integrou ao Aluno de Tempo Integral, Cláudio Aguia

r Dutra afirma que está vivendo muito melhor. “Estou mais disciplinado, comunicativo e alegre. Entendo e aceito as diferenças. Estou me tornando um adolescente melhor”, diz o jovem.

O projeto, desenvolvido pelo Governo de Minas, tem como objetivo elevar a qualidade do ensino, ampliar a área de conhecimento, reduzir a possibilidade de reprovação e promover o atendimento do aluno com defasagem de aprendizagem. O trabalho visa à ampliação do universo de experiências artísticas, culturais e esportivas, com extensão do tempo de permanência do aluno no ambiente escolar.



Exemplos de Dedicação



Mais do que promover o acompanhamento das matérias escolares, com auxílio no dever de casa e aulas de reforço, os funcionários do hospital, professores e alunos mais adiantados, que realizam um trabalho voluntário, são responsáveis por estimular e descobrir talentos dos estudantes. A prática de esportes, dança, brincadeiras e artes plásticas estão entre as atividades oferecidas aos jovens.



O professor de educação física Fabiano Bicalho conta que, no horário do programa, ele coordena oficinas, jogos de quadra e tabuleiro e, principalmente, promove o resgate das brincadeiras infantis. Já para o monitor de dança Rafael Moreira Ambrósio, funcionário do Hospital Nossa Senhora da Conceição, o mais importante é o incremento à auto-estima, ao desenvolvimento de valores e do gosto pela arte e esporte. Um dia da semana, ele dedica duas horas para os alunos que querem aprender a dançar. “É um trabalho maravilhoso”, afirma.



Adriele Ferreira, 9 anos, da terceira série do ensino fundamental, destaca o gosto pelas brincadeiras, danças e jogos. “Além das aulas de reforço que ajudam muito”, diz. Nesse tempo, descobriu seu dom maior: declamar poesias e cantar. Também Rafael Augusto, de 9 anos, da terceira série, está entusiasmado com o programa. O que mais o estimula são as atividades de reciclagem e colagens artísticas. “Ser aluno em tempo integral é mesmo muito gostoso”, comemora.



Para a coordenadora do programa, a professora Kênia Mara Teles Santos, as atividades desenvolvidas são para o corpo e mente e vão desde o ensinamento de boas mane

iras até o desenvolvimento do espírito de equipe. “Certamente, estamos formando cidadãos”, avalia.


No dia 29 de agosto passado, foi promovido o Dia da Comunidade e do Escolar Ativo – Agita Galera, com shows, exposições, jogos, brincadeiras, balé, uma completa radiografia do projeto e do que ele está realizando. “Rio Casca mostra como é arrojada a parceria entre a Saúde (por meio do investimento do Pro-Hosp em Humanização) com a Educação”, avalia o administrador do hospital, Marcelo Mello.


Aluno de Tempo Integral



O Aluno de Tempo Integral foi implantado em 2005 nas escolas participantes do projeto Escola Viva, Comunidade Ativa e expandido para outras escolas da rede estadual em diversos municípios. No projeto, o aluno freqüenta as aulas em um turno e participa de atividades complementares em outro.



O diferencial do projeto é a matriz curricular, que envolve a linguagem e matemática, arte e cultura e formação social. O projeto beneficia 106 mil alunos, de 1.790 escolas em 550 municípios. A meta para 2008 é atender 110 mil alunos e a expectativa para 2011 é atender 205 mil alunos.


Em 2007, foram investidos R$ 22,6 milhões e, em 2008, serão R$ 31,3 milhões.