segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Notícias do Governo de Minas

Fonte: Agência Minas


Economia

Indicadores da indústria continuam em expansão em Minas

O nível do emprego industrial em Minas Gerais registrou, em setembro, o melhor desempenho do país, segundo aponta a Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário, divulgada nesta segunda-feira (10), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Minas Gerais teve também a melhor performance mensal no total de horas pagas, que foi de 6,8%. O valor da folha de pagamento real dos trabalhadores da indústria aumentou 12,1%.

Os números divulgados referem-se ao período imediatamente anterior ao recrudescimento da crise econômica global e, por isso, ainda não traduzem nenhum impacto importante do ponto de vista de uma possível retração. O crescimento de 5,2% do pessoal ocupado assalariado na indústria mineira, na comparação com setembro do ano passado, ficou bem acima da média conquistada no país, de 2,2%. O Estado foi seguido pelo Rio Grande do Sul, com 3,3%, e por São Paulo, com 2,6%. Nas indústrias mineira e gaúcha, os destaques ficaram por conta, respectivamente, dos segmentos de alimentos e bebidas (12,1%) e metalurgia básica (10,7%) e máquinas e equipamentos (23,7%) e produtos de metal (14,1%).

No corte trimestral, observa-se também que o emprego industrial vem sustentando resultados positivos. O índice no Estado passou de 4% para 6,1%. No indicador acumulado no ano, o pessoal ocupado aumentou 4,6%.

Horas pagas

O número de horas pagas na indústria em Minas em setembro foi bem superior ao do Brasil. Enquanto no Estado o indicador apresentou expansão de 6,8%, o país ficou em 2,5%. De acordo com o IBGE, os impactos positivos mais relevantes ficaram com alimentos e bebidas (11%), metalurgia básica (14,5%) e meios de transporte (16,2%). No acumulado do ano (janeiro-setembro), Minas registrou acréscimo de 5,2% frente a igual período de 2007. Já a média brasileira foi de 2,7%.

Folha de pagamento
A indústria mineira registrou expansão de dois dígitos no indicador que avalia a folha de pagamento real na comparação com agosto do ano passado. Foram 12,1% contra 7,9% do país. Os destaques foram os setores de metalurgia básica (21,9%) e produtos de minerais não-metálicos (30,9%).

Na análise trimestral do país, o índice do valor da folha de pagamento, em relação ao mesmo período do ano anterior, mostrou incremento na passagem do segundo (6,5%) para o terceiro trimestre de 2008 (7,2%). Em Minas Gerais, esse movimento foi o segundo melhor do Brasil, passando de 9,4% para 11,9%. A principal contribuição no indicador acumulado da folha de pagamento foi de Minas Gerais, com 9,4%, seguida por São Paulo, com 7,9%. Os maiores impactos positivos vieram de meios de transporte (13,4%), máquinas e equipamentos e produtos de metal (12,7%).

______________________________________________________________________

Agenda

Governador Aécio Neves viaja em missão oficial à França e Itália

O governador Aécio Neves inicia nesta quinta-feira (13), agenda oficial na França, onde participará de encontros com autoridades francesas e assinará acordos bilaterais. Da França, Aécio Neves embarca para a Itália, para encontros com dirigentes, empresários e autoridades italianas, assinatura de acordos de cooperação e participação em eventos da “Semana de Minas” em Piemonte.

Uma missão formada por representantes de 26 empresas mineiras, liderada pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi), acompanhará o governador na viagem à Europa.

Entre os principais eventos de que o governador participará está uma reunião com membros do Medef. O Mouvement des Entreprises de France (Medef) é o maior sindicato patronal da França, com cerca de 780 empresas filiadas, que juntas somam um faturamento de 600 milhões de euros. O governador reúne-se ainda com diretores da Vallourec e com o presidente da Assembléia Nacional Francesa, Bernard Accoyer.

Légion D’honneur

Aécio Neves receberá, no dia 13, das mãos do ex-presidente Giscard D’Estaing a Légion D’honneur. É a maior comenda concedida pelo governo da França. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso estão entre as autoridades brasileiras já agraciadas com a comenda.

Ainda na França, o governador assina em Lille, convenio com o governo da província de Nord Pás de Calais.

Semana de Minas

Já na Itália, o governador participará da Semana de Minas em Turim, evento que tem o objetivo de divulgar o Estado como destino turístico e ampliar as relações empresariais entre mineiros e empresários do Piemonte. Além de reunir-se com autoridades da província de Piemonte, Aécio Neves tem marcado encontro com a direção mundial da Fiat. Ele assina ainda acordo com a Politécnica de Turim.

Encerrando a viagem de trabalho, em Milão, o governador assina acordo de cooperação com a região da Lombardia.

Agenda do governador

França

13/11
- Encontro com o presidente da Assembléia Nacional da França, Bernard Accoyer
- Reunião com o embaixador Yves Saint-Geours, Comissário Francês no ano da França no Brasil, em 2009
- Recebe a insígnia de Oficial da Ordem Nacional da Légion D`honneur, pelo ex-presidente da França, Valery Giscard

14/11
- Reunião com o diretor-geral da empresa Accor Services e presidente do Conselho de Empresários da França-Brasil do Medef Internacional, Mon. Ragozin, com a presença de empresários franceses e mineiros
- Encontro com empresários brasileiros

17/11
- Cerimônia de assinatura do Acordo de Província Irmã entre Minas Gerais e Nord Pas-de-Calais

Itália

18/11
- Encontro reservado com a presidente da Região Piemonte, Mercedes Bresso
- Encontro com dirigentes empresariais, banqueiros e formadores de opinião do Piemonte
- Abertura da Exposição Viver Minas
- Apresentação artística Uakti

19/11
- Abertura oficial dos Encontros de Negócios Minas Gerais-Piemonte e assinatura de convênios e protocolos entre Minas Gerais e Piemonte
- Reunião com dirigentes do Grupo Fiat

20/11
- Assinatura de acordo de Cooperação com a Região da Lombardia

Nenhum comentário: