sexta-feira, 14 de novembro de 2008

15 de Novembro- Proclamação da República

Durante o feriado nacional da Proclamação da República, comemorado no dia 15 de novembro, os serviços considerados essenciais vão funcionar no horário normal de sábado, em Belo Horizonte. Confira o que funciona na capital.

Saúde
Neste sábado, as unidades de pronto-atendimento (UPAs), o Hospital Municipal Odilon Behrens e a Central de Internações e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) funcionam normalmente. Já os centros de saúde ficam fechados.

Limpeza Urbana
No feriado, haverá serviços de coleta domiciliar e seletiva no horário normal de sábado.

Bancos
As unidades bancárias não funcionam no feriado da Proclamação da República.

Transporte Coletivo
Linhas de ônibus gerenciadas pela Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) operam com horário de domingo e feriados, com redução de 51% no número de viagens.

O metrô funciona com horários de feriado, das 5h15 às 23h, com intervalos de 15 minutos.

Mercados
O Mercado Central e o Mercado do Cruzeiro funcionam no sábado de 7h às 13h.

Parques
Os parques municipais funcionam normalmente no feriado da Proclamação da República.

Shoppings
O comércio da capital poderá funcionar normalmente. Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas, a abertura ou não das lojas vai ficar a critério dos proprietários.


____________________________________________________________________

O qué é proclamação da República?


Quinze de novembro de 1889. É uma data que muito significa para o Brasil, já que nesse dia foi proclamada a República. O movimento republicano, com a abolição da escravatura ficou bastante fortalecido já que sempre lutou pela libertação dos escravos. E assim cresceu, através do jornais, nas praças públicas, nos teatros, nas Faculdades e nos quartéis.

Homens notáveis da época- Quintino Bocaiúva, Silva Jardim, Campos Sales, Prudente de Morais, Assis Brasil, Joaquim Nabuco, Rui Barbosa, José do Patrocínio e muitos outros, defendiam o ideal da República que animava muitos brasileiros desde longa data.

No dia 14 de novembro de 1889 correu o boato de que tinham sido presos o marechal Deodoro DA Fonseca e Benjamin Constant. Notícia que veio precipitar os acontecimentos e antecipar a revolução para derrubar o Império. As forças militares aquarteladas em São Cristóvão, no Rio de Janeiro, tendo à frente Deodoro e Benjamin Constant, armaram-se e rumaram em direção à cidade, onde foram recebidos por tropas do Governo.

Quinze de novembro de 1889. A revolução estava triunfante e as forças vitoriosas desfilaram pelas ruas da cidade.

Logo foi instalado um governo provisório, sob a presidência do Marechal Deodoro da Fonseca. Como forma de governo foi declarada a República Federativa, com o nome de República dos Estados Unidos do Brasil.

O Marechal Deodoro só assinou a proclamação da República e a nomeação de seus ministros, na noite de 15 para 16 de novembro e 1889.






Nenhum comentário: